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Diretrizes para Autores

CHAMADA DE TRABALHOS DO 15º CICLO DE PESQUISA EM ENSINO E EXTENSÃO EM JORNALISMO

 

15º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo – 26 a 27 de novembro de 2020

Prazo para submissões: de 01 de novembro de 2019 a 25 de outubro de 2020.

 

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no 15º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em São Paulo (entre os dias 26 a 27 de novembrol de 2020). O período de inscrição começa em 01 de novembro de 2019 e vai até 25 de outubro de 2020.

Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial - Eletrônicos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica, relato e pôster – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o 15º Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas no endereço http://soac.abejor.org.br/

 

CHAMADA DE TRABALHOS

 

1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1.1. Período para inscrição de trabalhos: 01/11/2019 a 25/10/2020;
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas no endereço www.fnpj.org.br/soac236

1.3. Data limite para divulgação do aceite: a divulgação do aceite será até dia 15/11/2020;


1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)
1.4.1. Atividades de Extensão. Coordenadora: Profª. Drª. Sandra de Deus -sandra.deus@ufrgs.br

1.4.2. Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo. Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Carvalho- guilhermegdecarvalho@gmail.com

1.4.3. Pesquisa na Graduação. Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins - jornalista@gersonmartins.jor.br

1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos e Impressos. Coordenador: Prof. Ms. Erivam Oliveira - erivam.oliveira@gmail.com

1.4.5. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Coordenadora: Profª. Drª. Rosiméri Laurindo - rlaurindo@furb.br

Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no http://www.abejor.org.br/novo/grupos

2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1. Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:

2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;

2.2.1 Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):

2.2.2 Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;

2.2.3 Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).

2.2.4 Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.

2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.

2.3.1 Formato de Relato (ver modelo anexo):

2.3.2 Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;

2.3.3 Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;

2.3.4 Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.


3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, serão recusadas.

3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e serão recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

 

4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP

4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores (as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a);

4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 15/11/2020.

> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação da tesouraria do Abej, Tesouraria: Marcel Cheida (PUC-Campinas/SP) cheida@puc-campinas.edu.br

 

5. CERTIFICADOS

Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica e Relato.


6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES

As inscrições dos trabalhos serão recebidas no prazo acima especificado e a inscrição (obrigatória) do autor no evento pode ser feitas e paga pelo Site Oficial do Evento, com os seguintes valores: Até o dia 15/11/2020 Professores e profissionais – R$ 170,00. Estudantes de Pós-Graduação: R$ 80,00; Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 30,00; Sócios do Abej com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.

 

 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



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