Diretrizes para Autores
CHAMADA DE TRABALHOS DO 15º CICLO DE PESQUISA EM ENSINO E EXTENSÃO EM JORNALISMO
15º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo – 26 a 27 de novembro de 2020
Prazo para submissões: de 01 de novembro de 2019 a 25 de outubro de 2020.
A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no 15º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em São Paulo (entre os dias 26 a 27 de novembrol de 2020). O período de inscrição começa em 01 de novembro de 2019 e vai até 25 de outubro de 2020.
Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial - Eletrônicos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica, relato e pôster – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o 15º Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas no endereço http://soac.abejor.org.br/
CHAMADA DE TRABALHOS
1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
1.1. Período para inscrição de trabalhos: 01/11/2019 a 25/10/2020;
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas no endereço www.fnpj.org.br/soac236
1.3. Data limite para divulgação do aceite: a divulgação do aceite será até dia 15/11/2020;
1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)
1.4.1. Atividades de Extensão. Coordenadora: Profª. Drª. Sandra de Deus -sandra.deus@ufrgs.br
1.4.2. Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo. Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Carvalho- guilhermegdecarvalho@gmail.com
1.4.3. Pesquisa na Graduação. Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins - jornalista@gersonmartins.jor.br
1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos e Impressos. Coordenador: Prof. Ms. Erivam Oliveira - erivam.oliveira@gmail.com
1.4.5. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Coordenadora: Profª. Drª. Rosiméri Laurindo - rlaurindo@furb.br
Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no http://www.abejor.org.br/novo/grupos
2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
2.1. Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:
2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;
2.2.1 Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):
2.2.2 Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;
2.2.3 Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).
2.2.4 Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.
2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.
2.3.1 Formato de Relato (ver modelo anexo):
2.3.2 Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;
2.3.3 Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;
2.3.4 Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.
3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, serão recusadas.
3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e serão recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.
4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP
4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;
4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores (as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a);
4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 15/11/2020.
> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação da tesouraria do Abej, Tesouraria: Marcel Cheida (PUC-Campinas/SP) cheida@puc-campinas.edu.br
5. CERTIFICADOS
Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica e Relato.
6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES
As inscrições dos trabalhos serão recebidas no prazo acima especificado e a inscrição (obrigatória) do autor no evento pode ser feitas e paga pelo Site Oficial do Evento, com os seguintes valores: Até o dia 15/11/2020 Professores e profissionais – R$ 170,00. Estudantes de Pós-Graduação: R$ 80,00; Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 30,00; Sócios do Abej com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.