Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Tamanho da fonte: 
GISELA SWETLANA ORTRIWANO E O RADIOJORNALISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA (RE)PENSAR PROCEDIMENTOS E MÉTODOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Lourival da Cruz Galvão Júnior

Última alteração: 2020-03-01

Resumo


Este trabalho, resultante de pesquisa de pós-doutoramento, busca conceituar a contribuição da Profa. Dra. Gisela Swetlana Ortriwano ao ensino da Comunicação a partir da análise das ações teórico-práticas desenvolvidas pela docente no curso de Radiojornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Empregam-se, como instrumento metodológico, os preceitos da História Oral mediante a análise de depoimentos de docentes, pesquisadores e ex-alunos que conviveram com a docente Ecana. Observou-se, nas falas destas fontes, a preocupação de Ortriwano em alinhar a teórica à prática no ambiente acadêmico por intermédio de processos e procedimentos com vistas à promoção de uma qualificação aderente à realidade do Radiojornalismo, fato que pode ser também extensivo na atualidade à produção de conteúdos jornalísticos em áudio.


Palavras-chave


Radiojornalismo. História Oral. Formação. Procedimentos. Gisela Swetlana Ortriwano.

Texto completo: PDF