Políticas das Modalidades

Atividades de Extensão

1 Sessão - dia 26/11 (5ª Feira) das 14 às 17h30 - formato remoto.

2 Sessão - dia 27/11 (6ª Feira) das 14 às 17h30 - formato remoto.

Responsável: Sandra de Fátima Batista de Deus

e-mail para contato: sandra.deus@ufrgs.br

Responsável Local:

e-mail:

Ementa: Ações de extensão com efetiva participação de estudantes e professores de jornalismo junto a diferentes segmentos sociais. Ações com vídeo, áudio, foto, texto e outras possibilidades abertas pela tecnologia que demonstrem o aprendizado dos estudantes e a interação universidade/sociedade. Relatórios e sugestões de atividades que possam ser compartilhadas entre os professores, realizadas com base na política nacional de extensão e nas políticas institucionais de extensão. Relatos que abordem a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão e reflexões que permitam ampliar a formação qualificada dos jornalistas.

Diretores
  • Sandra Bastista de Deus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Sessão 1 - dia 26/11 (5ª Feira) das 14 às 17h30  - formato remoto.
Sessão 2 - dia 27/11 (4ª Feira) das 14 às 17h30 - formato remoto.

Responsável: Guilherme Carvalho
e-mail para contato:guilhermegdecarvalho@hotmail.com
Responsável Local:
e-mail para contato:

Ementa: O ensino da ética e da deontologia do jornalismo no Brasil e no mundo. A formação acadêmica e sua influência no exercício ético do jornalismo. História do ensino da ética e da legislação da imprensa no Brasil e na América Latina. As fronteiras entre a ética profissional e a ética do sujeito social. Os conflitos morais enfrentados pelos profissionais diante dos problemas éticos vividos nas redações. 2. História do ensino de teorias do jornalismo. Estudos comparados de ensino de teorias do jornalismo. Ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação: oposição ou complementação? O lugar do objeto (jornalismo) e do sujeito (jornalista) no ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação. A articulação entre a teoria e a prática no ensino de teorias do jornalismo e da comunicação. O ensino de teorias do jornalismo e a questão da interdisciplinaridade, a função pública do jornalista, as novas linguagens e suportes tecnológicos, a democratização da comunicação e da sociedade, o direito à informação e à comunicação, a legislação e a organização profissional e institucional do jornalismo no Brasil e no mundo.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Pesquisa na Graduação

Sessão 1 - dia 26/11 (5ª Feira) das 14 às 17h30 - formato remoto

Sessão 2 - dia 27/11 (6ª Feira) das 14 às 17h30 - formato remoto

Responsável: Gerson Luiz Martins
e-mail para contato:gerson.martins@ufms.br
Responsável Local:
e-mail para contato:

Ementa: O Grupo de Trabalho em Pesquisa na Graduação abrange trabalhos de reflexão sobre atividades de pesquisa desenvolvidas no ámbito da graduação, sejam de iniciação científica, do professor de jornalismo e em orientação em outros processos de pesquisa desenvolvidos com estudantes de graduação. A pesquisa na graduação também envolve projetos que objetivam promover o desenvolvimento da atividade jornalística. Projetos de pesquisa com foco em processos, procedimentos e atividades que promovam a qualificação do jornalismo. É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Diretores
  • Gerson Martins, UFMS
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Produção Laboratorial eletrônicos e impressos

Sessão 1 - dia 26/11 (5ª Feira) das 14 às 17h30 – formato remoto;
Sessão 2 - dia 27/11 (6ª Feira) das 14 às 17h30 – formato remoto.
Responsável: Erivam Morais de Oliveira
e-mail para contato:erivam.oliveira@gmail.com
Responsável Local:
e-mail para contato:


Ementa: Experiências e experimentações acadêmicas que discutam ensino e prática em diferentes suportes, quer sejam rádio, TV, cinema, fotografia, impressos e as amplas possibilidades nas mídias impressas, eletrônicas e digitais além da combinação entre eles. Apresentação de produções “pilotos” de inovação na área da produção acadêmica. Trabalhos que discutam tendências e legitimidade, impactos de tecnologias, interface entre impressos e demais suportes de mídia, planejamento gráfico, novas linguagens para diferentes suportes, experiências em jornais-laboratório, estudos de caso em veículos impressos ou digitais. A interdisciplinaridade na composição de produtos jornalísticos e a convergência entre as plataformas jornalísticas.

Diretores
  • Erivam de Oliveira, ESPM-SP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Sessão 1 - dia 26/11 (5ª Feira) das 14 às 17h30 – formato remoto.
Sessão 2 - dia 27/11 (6ª Feira) das 14 às 17 h30 – formato remoto.


Responsável: Rosiméri Laurindo (Furb)

e-mail para contato:rlaurindo@furb.br

Responsável Local:
e-mail para contato:

Ementa: Projetos pedagógicos dos Cursos de Jornalismo e/ou Habilitações em Jornalismo dos Cursos de Comunicação Social, na sua totalidade ou em partes, incluindo diretrizes para formação geral e específica, objetivos, propostas pedagógicas por áreas, instrumentais teóricos e práticos e matrizes curriculares. Metodologias de ensino para disciplinas, áreas, projetos e programas dos Cursos de Jornalismo ou Habilitações em Jornalismo de Cursos de Comunicação Social.

Diretores
  • Roseméri Laurindo, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Orientações aos participantes

ORIENTAÇÕES AOS APRESENTADORES E PARTICIPANTES:

1.    Os trabalhos deverão ser apresentados exclusivamente de modo online nos dias 26 e 27 de novembro. Será utilizada a ferramenta Google Meet. Os links de acesso aos grupos serão enviado pela comissão organizadora por email.

O mesmo pode ser acessado de qualquer navegador, sem necessidade de login ou senha. Os que não estiverem a postos no momento citado e seguindo a ordem não poderão apresentar.

2.    É de responsabilidade dos apresentadores dispor de computador com internet, preferencialmente ligada a cabo, além de microfone e câmera adequados para a transmissão.

3.    É importante deixar tudo preparado antes da transmissão. O tempo de configuração e organização da apresentação será descontada do tempo da apresentação, se for o caso. importante buscar um local silencioso e com boa luminosidade.

4.    Os apresentadores deverão ingressar antes do tempo previsto do início de cada sessão no cronograma disponível no site do evento. https://abej19enpj.wixsite.com/jornalismo/copia-oficinas

5.    Os apresentadores poderão utilizar apresentações em PPT ou PDF, podendo apresentar aos demais por meio do botão de compartilhamento de tela. Para tanto, é importante manter o arquivo aberto.

6.    No momento de cada apresentação, poderão participar co-autores. 
O mediador será responsável pelo controle do tempo e pela mediação das participações do público.

7.    Cada apresentação terá um tempo aproximado de até 15 minutos, ajustado pel@ coordenador@s dos GPs no início de cada sessão. Será reservado momento para questões.

8.    Os links dos GP's serão disponibilizados em privado, apenas para os inscritos no evento. Pedimos que não compartilhe o link publicamente para evitarmos transtornos com participantes indesejados. As apresentações não serão gravadas.

9.  Os certificados serão emitidos apenas aos que participarem da apresentação e que estejam em dia com os custos de inscrição, incluindo coautores.

10.  Após o término do evento, as produções textuais serão publicados nos anais do evento, somente para aqueles que apresentarem os respectivos trabalhos.

11. As inscrições e pagamentos devem ser realizados até dia 19 de novembro via sistema de inscrição através do link: http://soac.abejor.org.br/?conference=19enpj&schedConf=encontrodeprofessores&page=schedConf&op=registration

 

Caso não tenha recebido estas orientações por email, por favor, entre em contato por emailabej@gmail.com.

Diretoria Abej

 

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