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Diretrizes para Autores

CHAMADA DE TRABALHOS DO 16º CICLO DE PESQUISA EM ENSINO E EXTENSÃO EM JORNALISMO

 

16º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo – 09 a 11 de agosto de 2021

Prazo para submissões: de 10 de abril de 2021 a 20 de junho de 2021.

 

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no 16º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá de forma remota (entre os dias 09 à 11 de agosto de 2021). O período de inscrição começa em 10 de abril de 2021 e vai até 20 de junho de 2021.

Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial - Eletrônicos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica e relato – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o 16º Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas no endereço http://soac.abejor.org.br/?conference=20ENPJ&schedConf=20ENPJ

 

 

CHAMADA DE TRABALHOS

 

1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1.1. Período para inscrição de trabalhos: 10/04/2021 a 20/06/2021;
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas no endereço http://soac.abejor.org.br/?conference=20ENPJ&schedConf=20ENPJ

1.3. Data limite para divulgação do aceite: a divulgação do aceite será até dia 07/07/2021;


1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)
1.4.1. Atividades de Extensão. Coordenadora: Profª. Drª. Sandra de Deus -sandra.deus@ufrgs.br

1.4.2. Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo. Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Carvalho- guilhermegdecarvalho@gmail.com

1.4.3. Pesquisa na Graduação. Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins - jornalista@gersonmartins.jor.br

1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos e Impressos. Coordenador: Profª. Drª. Soraya Venegas -sosovenegas@yahoo.com.br

1.4.5. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Coordenadora: Profª. Drª. Rosiméri Laurindo - rlaurindo@furb.br

Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no https://abejfnpj.wixsite.com/website/grupos-de-pesquisas

2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1. Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:

2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;

2.2.1 Formato da Comunicação Científica - Link:  https://abejfnpj.wixsite.com/website/inscri%C3%A7%C3%B5es

 

2.2.2 Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;

2.2.3 Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).

2.2.4 Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.

2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.

2.3.1 Formato de Relato – Link: https://abejfnpj.wixsite.com/website/inscri%C3%A7%C3%B5es

2.3.2 Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;

2.3.3 Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;

2.3.4 Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.


3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, serão recusadas.

3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e serão recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

 

4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP

4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores (as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a);

4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 31/06/2021.

> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação da tesouraria do Abej, Tesouraria: Marcel Cheida (PUC-Campinas/SP) cheida@puc-campinas.edu.br

 

5. CERTIFICADOS

Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica e Relato.


6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES

As inscrições dos trabalhos serão recebidas no prazo acima especificado e a inscrição (obrigatória) do autor no evento pode ser feitas e paga pelo Site Oficial do Evento, com os seguintes valores: Até o dia 25/06/2021 Professores e profissionais – R$ 170,00. Estudantes de Pós-Graduação: R$ 80,00; Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 30,00; Sócios do Abej com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
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