https://abejfnpj.wixsite.com/website
Lista de submissões aprovadas para 16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo/20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
A comissão organizadora do 20º ENPJ torna pública a lista dos trabalhos aprovados para apresentação. Os dias e a ordem de apresentação em cada Grupo de Pesquisa também está disponibilizado a seguir. As orientações aos apresentadores estão ao final.
GRUPO DE PESQUISA PRODUÇÃO LABORATORIAL – ELETRÔNICOS E IMPRESSOS
Coordenação: Soraya Venegas (sosovenegas@yahoo.com.br)
1ª sessão - terça-feira, 10 de agosto, das 14h às 17h30
DESAFIOS DA PRODUÇÃO LABORATORIAL EM JORNALISMO NO ANO I DA PANDEMIA DE COVID-19. RELATO E EXPERIMENTOS
Autores: José Reis Filho, Marcelo Luciano Martins Di Renzo, Paulo Roberto Börnsen Vibian, Teresa Cristina Tesser
O ENSINO DE JORNALISMO EM TEMPOS DE INFODEMIA: A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA ENQUANTO PRÁTICA ACADÊMICA
Autora: Soraya Venegas Ferreira
PRODUÇÃO LABORATORIAL DE E-BOOKS: A EXPERIÊNCIA DA SÉRIE “JORNALISMO POTIGUAR”
Autores: Maria do Socorro Furtado Veloso, John Willian Lopes
LIVROS-REPORTAGEM E MEMÓRIA DE IMPERATRIZ (MA): EXPERIÊNCIAS DE REPORTAGENS APROFUNDADAS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Autor: Alexandre Zarate Maciel
REDEMOINHOS DA INFORMAÇÃO: REVISTA VENTOS, PESQUISA EM JORNALISMO E DISCIPLINAS
Autor: Jorge Arlan de Oliveira Pereira
PROJETO PRÁTICO À DISTÂNCIA: O CASO DA TALÈ MAG
Autora: Thamires Ribeiro de Mattos
REVISTA MARITACA: ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCESSO INTERDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA
Autores: Ana Lucia Vaz, Mariana Rodrigues de Freitas, Pedro Henrique da Silva Vaz do Cabo
2ª sessão - quarta-feira, 11 de agosto, das 14h às 17h30
AS VÁRIAS EVOLUÇÕES NA ARTE DE INFORMAR: AS TRANSFORMAÇÕES PROCEDENTES DO DIGITAL QUE IMPACTARAM O RÁDIO E FOTOGRAFIA
Autor: Erivam Morais de Oliveira
O TCC ADAPTADO AOS TEMPOS DE PANDEMIA: O PODCAST SUBSTITUI O DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL
Autores: Fernanda de Sousa Abreu, Sílvio Henrique Vieira Barbosa
QUADRO A QUADRO: SUA REVISTA DE INFORMAÇÃO E CULTURA. PROJETO EXPERIMENTAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Autora: Denize Daudt Bandeira
SÉRIE DE ENTREVISTAS: CIENTISTAS NO BRASIL
Autores: Carla de Oliveira Tôzo, Luciano Victor Barros Maluly
FERRAMENTAS DIGITAIS COLABORATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE JORNALISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Autores: Pedro Aguiar, Bárbara Emanuel
OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM TELEJORNALISMO NA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19
Autor: Paulo Cajazeira
GRUPO DE PESQUISA PROJETOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIAS DE ENSINO
Coordenação: Roseméri Laurindo (rlaurindo@furb.br)
1ª sessão - terça-feira, 10 de agosto, das 14h às 17h30
O DISCURSO SOBRE O ENSINO DE FOTOGRAFIA NAS PRIMEIRAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O JORNALISMO NO BRASIL: DE 1918 A 1950
Autora: Agda Aquino
O ENSINO DA FOTOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autora: Angelica Luersen
INTERAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS PARA A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2020 NO JORNALISMO DA UEPG: SUPERAR OS DESÁGIOS DA COVID-19
Autores: Marcelo Engel Bronosky, Manoel Moabis Pereira dos Anos, Cíntia Xavier
PRÁTICAS JORNALÍSTICAS DURANTE A PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO DA ESPM – SP
Autora: Maria Elisabete Antonioli
UMA CONVERSA ENTRE ALUNOS DA PUC-CAMPINAS E A COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA
Autoras: Ivete Cardoso do Carmo-Roldão e Amanda Maria Artioli Pezzo
A FORMAÇÃO DO JORNALISTA – 60 ANOS DE EXISTÊNCIA DO CURSO DA PUCPR E SUAS MATRIZES CURRICULARES
Autores: Suyanne Tolentino de Souza e Rodolfo Stancki
APRENDIZADOS NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE CÁSPER LÍBERO: O APAIXONANTE EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM JORNALISMO E RADIALISMO
Autor: Pedro Serico Vaz Filho
2ª sessão - quarta-feira, 11 de agosto, das 14h às 17h30
DESAFIOS NO INCENTIVO A PROJETOS EM JORNALISMO EMPREENDEDOR
Autora: Patrícia Guimarães Gil
AGÊNCIA PEGADAS: EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA E DA INOVAÇÃO JORNALÍSTICA
Autoras: Marluce Zacariotti, Valquíria Guimarães, Luana Nunes Souza
O USO DA DRAMATIZAÇÃO RADIOFÔNICA COMO METODOLOGIA INOVADORA NO CURSO DE JORNALISMO
Autor: James Dadam
PROTÓTIPO DE DISCIPLINA PRÁTICA REMOTA
Autor: Zanei Ramos Barcellos
EXPERIÊNCIA TRANSCULTURAL: COMO É DAR AULA DE JORNALISMO ONDE NINGUÉM TIRA A NOTA DEZ
Autora: Ivana Ebel
A PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS AULAS REMOTAS DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E PODER DA UFMT
Autores: Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Cristovão Domingos de Almeida e Weverton da Silva Correa
GRUPO DE PESQUISA ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Coordenação: Sandra de Deus (sandra.deus@ufrgs.br)
1ª sessão - terça-feira, 10 de agosto, das 14h às 17h30
SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS" E A EXTENSÃO NA PANDEMIA COM JOVENS DE PARACATU DE BAIXO, EM MARIANA
Autores: Karina Gomes Barbosa, André Luís Carvalho, Lavínia Dias Torres, Victória Silva Oliveira
BOLETIM COVID-19, INFORMAÇÃO CONTRA A PANDEMIA: PRODUÇÃO DIÁRIA DO CURSO DE JORNALISMO DA UEPG
Autores: Marcelo Engel, Rafael Kondlatsch, Marcia Daniela Pianaro Valenga
OUTROS EIXOS: DESLOCANDO OS CENTROS DE PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO NO SOS IMPRENSA DURANTE E SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19
Autora: Rafiza Varão
PROJETO CORONAVIDAS – CONECTANDO PESSOAS PARA SALVAR VIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COMUNICACIONAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Autores: Fernanda Vasques Ferreira, Sheila Moreira, Nilmar de Souza, Leandro Brito Santos
OS DESAFIOS DA EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO JORNALISMO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO CIDADÃ
Autors: Maria Catharina Iavorski Edling, Paula Melani Rocha, Graziela Bianchi, Karina Janz Woitowicz
2ª sessão - quarta-feira, 11 de agosto, das 14h às 17h30
AS VOZES QUE NÃO OUVIMOS”: POR UMA PRÁTICA JORNALÍSTICA ANTIRRACISTA E PRÓ-IGUALDADE DE GÊNERO
Autores: Débora Lapa Gadret, Luciana Kraemer, Cybeli Almeida Moraes, Marcelo Garcia, Bruna Lago, Lisandra Steffen
JORNALISMO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA JOEME
Autoras: Mayara Sousa Ferreira, Thamyres Sousa de Oliveira
O EXERCÍCIO DA CRÍTICA DE MÍDIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSO AO CAMPO CULTURAL EM PONTA GROSSA (PR)
Autor: Sérgio Luiz Gadini
O PROTAGONISMO JUVENIL: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR
Autoras: Cecília Helena Toledo Vieira, Danielle Marcelino Lima
VÍDEO MINUTO: INFORMAÇÃO E CIDADANIA
Autor: Franklin Larrubia Valverde
GRUPO DE PESQUISA ENSINO DE ÉTICA E TEORIAS DO JORNALISMO
Coordenação: Guilherme Carvalho (guilhermegdecarvalho@gmail.com)
Sessão única - terça-feira, 10 de agosto, das 14h às 17h30
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS APLICADA AO ENSINO REMOTO DE ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM JORNALISMO
Autora: Flávia Moreira Mota e Mota
ENSINO REMOTO E PANDEMIA - EXPERIÊNCIAS COM DISCENTES DE TEORIAS E ÉTICA DO JORNALISMO NA UFG
Autoras: Mayara Jordana Sousa Santana, Ângela Teixeira de Moraes
A CREDIBILIDADE JORNALÍSTICA ENTENDIDA A PARTIR DE UM PROCESSO HISTÓRICO-DISCURSIVO LEGITIMADOR
Autor: Ícaro Gonçalves dos Santos
ESTRATÉGIAS ATUAIS E TRADIÇÃO NO CONTROLE EDITORIAL DA IMPRENSA: AS MARCAS DO GOVERNO BOLSONARO
Autor: Guilherme Carvalho
A NOTÍCIA E A PRODUÇÃO DA NOTÍCIA POR TOBIAS PEUCER, ROBERT PARK E A ADELMO GENRO
Autora: MARIA DO S MONTEIRO CARCARA
COMUNIDADE INTERPRETATIVA TRANSTERRITORIAL: UM MERGULHO NAS ROTINAS PRODUTIVAS DA RTP
Autores: Ana Paula Goulart de Andrade, Leonel Azevedo de Aguiar
O ENSINO DE TEORIAS DO JORNALISMO A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS
Autor: Gean Gonçalves
PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DO PÚBLICO NO JORNALISMO: PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DO ACESSO QUALIFICADO E DOS INTERESSES DAS PESSOAS
Autores: Tierri Rafael Ribeiro Angeluci, Guilherme Carvalho
GRUPO DE PESQUISA PESQUISA NA GRADUAÇÃO
Coordenação: Gerson Martins (gerson.martins@ufms.br) e Marluce Zacariotti (marluce.zacariotti@gmail.com)
1ª sessão - terça-feira, 10 de agosto, das 14h às 17h30
PERCEPÇÃO DOS JORNALISTAS SUL-MATO-GROSSENSES SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE A QUEDA DE OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA E A DESINFORMAÇÃO
Autores: Marcos Paulo da Silva; Maria Paula Garcia.
REFLEXÕES E CONSTRUÇÃO DE SABERES NOS ESTUDOS SOBRE DESINFORMAÇÃO – A PRÁTICA DA PESQUISA POR ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Autores: Karine Moura Vieira; Mônica Fort; Daniela Marroni; Julia Roque; Paulo Pessôa Neto e Nicole Thessing Konieczniak.
ESTUDOS PARCIAIS SOBRE INSTABILIDADES SOCIAIS CAUSADAS PELA DESINFORMAÇÃO
Autores: Mônica Fort ; Paulo Pessôa Neto.
PODCAST PESQUISAR E INICIATIVA #PESQUISANACÁSPER: DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE VIDA REMOTA
Autora: Michelle Prazeres
RADIOJORNALISMO LOCAL EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA NO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA
Autores: Luiza Zanotti; Guilherme Carvalho
2ª sessão - quarta-feira, 11 de agosto, das 14h às 17h30
GRETA THUNBERG E O CASO “PIRRALHA”: A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA ATIVISTA NO JORNALISMO BRASILEIRO
Autores: Beatriz Garcia Borghini; Juliana Doretto
EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA EM JORNALISMO CULTURAL E FOLKCOMUNICAÇÃO NA UEPG (PR)
Autores: Karina Janz Woitowicz; Rafael Schoenherr e Sérgio Luiz Gadini.
ETNOGRAFIA PARA CONTAR HISTÓRIAS - RELATO SOBRE A IMERSÃO EM UM COLETIVO DE CERAMISTAS ARGENTINAS
Autoras: Raquel Saraiva; Suzana Barbosa.
ORIENTAÇÕES AOS APRESENTADORES E PARTICIPANTES:
?
1. Os trabalhos deverão ser apresentados exclusivamente de modo online nos dias 10 e 11 de agosto. Os links de acesso aos grupos serão enviado pela comissão organizadora por email.
O mesmo pode ser acessado de qualquer navegador, sem necessidade de login ou senha. Os que não estiverem a postos no momento citado e seguindo a ordem não poderão apresentar.
2. É de responsabilidade dos apresentadores dispor de computador com internet, preferencialmente ligada a cabo, além de microfone e câmera adequados para a transmissão.
3. É importante deixar tudo preparado antes da transmissão. O tempo de configuração e organização da apresentação será descontada do tempo da apresentação, se for o caso. importante buscar um local silencioso e com boa luminosidade.
4. Os apresentadores deverão ingressar antes do tempo previsto do início de cada sessão no cronograma disponível no site do evento.
5. Os apresentadores poderão utilizar apresentações em PPT ou PDF, podendo apresentar aos demais por meio do botão de compartilhamento de tela. Para tanto, é importante manter o arquivo aberto.
6. No momento de cada apresentação, poderão participar co-autores.
O mediador será responsável pelo controle do tempo e pela mediação das participações do público.
7. Cada apresentação terá um tempo aproximado de até 15 minutos, ajustado pel@ coordenador@s dos GPs no início de cada sessão. Será reservado momento para questões.
8. Os links dos GP's serão disponibilizados em privado, apenas para os inscritos no evento. Pedimos que não compartilhe o link publicamente para evitarmos transtornos com participantes indesejados. As apresentações não serão gravadas.
9. Os certificados serão emitidos apenas aos que participarem da apresentação e que estejam em dia com os custos de inscrição, incluindo coautores. Não esqueça de fazer sua inscrição:
10. Após o término do evento, as produções textuais serão publicados nos anais do evento, somente para aqueles que apresentarem os respectivos trabalhos.
11. As inscrições e pagamentos devem ser realizados até dia 5 de agosto via sistema de inscrição através do link: http://soac.abejor.org.br/?conference=20ENPJ&schedConf=20ENPJ&page=schedConf&op=registration
12. Autores não inscritos ou que não tenho feito o pagamento não receberão certificado.
?
Caso não tenha recebido estas orientações por e-mail, por favor, entre em contato por email:

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .