Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 21º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE JORNALISMO

Tamanho da fonte: 
INTRODUÇÃO DO FATOR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRÁTICA LABORATORIAL DO JORNALISMO DIGITAL
ZANEI RAMOS BARCELLOS

Última alteração: 2022-05-07

Resumo


Embora já integrem muitas das atividades relacionadas às notícias, os algoritmos e os sistemas de inteligência artificial (IA) quase não se fazem presentes nos currículos de Jornalismo. A disciplina Campus Multimídia, da Universidade de Brasília (UnB),  na qual se produz o jornal laboratório digital Campus Multiplataforma, vem inserindo paulatinamente o ensino e a prática de conteúdos pertinentes à automação. Esta comunicação científica expõe como a inserção vem sendo feita e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para levantar a percepção dos alunos que cursaram a disciplina sobre o quanto eles consideram fatores relacionados à IA nas suas decisões editorias durante a produção do jornal. Os resultados mostraram que os alunos/jornalistas consideraram intensamente os fatores avaliados. A mesma pesquisa avaliou ainda, com resultados positivos, os procedimentos didático-pedagógicos adotados na disciplina.


Texto completo: PDF