Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 4º Encontro Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE COMUNICAÇÃO DAS FACULDADES OPET
Viviane Ongaro

Última alteração: 2017-09-21

Resumo


As transformações da sociedade contemporánea com a globalização e o advento das tecnologias trouxeram mudanças significativas no contexto econômico, social, político e cultural. A sociedade técnico-informacional não mudou apenas as formas de relação entre os seres humanos. Trouxe consigo mudanças significativas em relação ao conhecimento, o saber e a ciência. Ao promover o pensamento crítico e reflexivo utilizando a integração entre teoria e prática, as Metodologias Ativas vêm se mostrando capazes de envolver os sujeitos na formação de competências inexploradas pelo conteúdo teórico. As experiências desenvolvidas no curso Comunicação das Faculdades OPET apontam para uma releváncia no processo de aprender, conhecer e construir novos conhecimentos. Este relato de experiência propõe-se a apresentar as metodologias ativas de Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) desenvolvidas nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Comunicação Organizacional.